Banner Principal

Alimento Espiritual: Artigos e Formação

:: Canais / Família e Matrimônio

108 ST - As 5 etapas de progresso na superação do Toxicoma e Alcoolismo!

- Imprimir artigo

 

Os pacientes precisam se recuperar nas 4 áreas de sua vida: espiritual, psicológica, social e biológica, segundo a Logoterapia de Viktor Emil Frankl. As famílias de pessoas com drogas e alcoolismo ficam angustiadas e com necessidade de uma orientação basica pratica para localizar fases da Recuperação e ter esperanças em cada etapa do tratamento.

 

 

 

Vermelho:

Perigo! Pare! Puxa o breque! Interna o paciente! Corte todas as suas regalias! Tome medidas fortes para que pare de beber e se drogar!

Laranjada:

Alerta! Vigie! Ainda mente! Engana!  Vigie 24 horas por dia, o bêbado de sua casa! É escravo da bebida e da droga! Por isso, é dever de família vigiar!

Amarelo:

Alerta! Vigie! Tempo da decisão! Confia! Confere diariamente o seu paciente alcoólatra ou drogado! Dá uma chance e elogia cada passo de sucesso!

Verde Claro:

Siga com cuidado! Ele está reconstruindo sua vida! Devagar! Siga com supervisão semanal  o seu paciente alcoólatra ou drogado!

Verde Escuro:

Siga em frente, está de alta! Solte o breque! Confia! Alegre-se! Seu ex-paciente já faz parte da turma do Homem da Caneca! Jesus Cristo! É Cristão de verdade!

Quanto à vida social é necessário trocar de amigos, rever suas amizades antigas, fazer novos amigos, eliminar tatuagens, e todas as possíveis marcas de marginalização social, rever e vigiar os lugares de abastecimento do vicio.

Quanto à vida  biológica é necessário contacto com terra e água. Bastante tempo diário com exercícios físicos para suar muito e desintoxicar. E vitamina do complexo B receitada pelo medico que acompanhe o caso.

Quanto à vida espiritual é necessário resgatar sua identidade religiosa, deve ser encaminhado a uma equipe de evangelização e fazer oração de cura e libertação, perdoar as pessoas, recordando os versículos que falam da bebida e droga. Após orientação recordando a catequese, deve ser levado à confissão com o sacerdote de sua paróquia.

Quanto à vida psicológica é necessário resgatar os alicerces psicológicos. Rever relacionamentos com mãe, pai e família. Resgatar sua identidade psicológica: sexual, afetiva, profissional, etc. Rever a sua missão no mundo: vocação, profissão e afetiva. Orientar a perspectiva de vida, o sentido da vida. 

 

Juracy Villares

Monografia de Conclusão do Curso de Psicologia Clínica na USP, em 1974 -

Copright 2002 - 2006. Comunidade Missionária Santíssima Trindade - Todos os direitos reservados